robos 660x440 - Robôs mudam o papel do chefe: 3 dicas para adaptar seu estilo de liderança

Robôs mudam o papel do chefe: 3 dicas para adaptar seu estilo de liderança

Nos últimos anos, a tecnologia de robôs permitiu que máquinas incansáveis tornassem o trabalho de humanos mais rápido e menos sujeito a erros. A maior parte dos empregos afetados têm sido os trabalhos braçais, como aqueles feitos em uma linha de produção. Já os trabalhos intelectuais, tanto de contribuidores individuais como os de gestão, têm sido relativamente poupados nessa mudança. Mas será que é assim mesmo? E os robôs? Mudam estilo de liderança?

Neste post, falaremos sobre como a inteligência artificial e os robôs tem mudado o papel dos líderes. E sobre como adaptar o seu estilo de liderança para se manter relevante nesse contexto.

Informe-se

Atualmente, qualquer que seja a função ou mercado em que você atua, é importante prestar atenção às tendências que a automação pode trazer. Mesmo quem não está em um emprego que pareça em risco enfrenta desafios lidando com novas ferramentas por causa dessas tendências.

Por isso, permanecer competitivo no mercado passa por ter conhecimento sobre para onde o seu emprego pode estar indo e o que é preciso para se manter atualizado. O futuro dos negócios é digital! Sendo assim, vale buscar informação sobre temas como robótica. inteligência artificial, automação. Com esses conhecimentos, você não será pego de surpresa pelas novidades e se adaptará nesse novo processo dos robôs mudando estilo de liderança.

Seja humano

Pessoas continuam sendo um dos principais ativos de empresas, e isso é ainda mais verdadeiro quando se trata da liderança. Em um mundo marcado pela automatização, líderes podem apostar também nas características que, pelo menos até agora, não podem ser reproduzidas por robôs. Aqui, estão incluídas habilidades como criatividade e empatia.

Para desenvolvê-las, o líder pode ir em busca de autoconhecimento, seja por meio da terapia, coaching, cursos, mentoria. Depois de se conhecer, ficará mais fácil para desenvolver habilidades humanas que farão a diferença na organização.

Foque na estratégia

Se as habilidades que não podem ser reproduzidas pelas máquinas é que farão a diferença, é nelas que o líder precisa investir. Tarefas operacionais podem ser facilmente substituídas pela automatização. Mas ideias originais e criativas não podem. Os robôs estão mudando estilo de lideraça.

Sendo assim, além do lado humano para gerenciar o time, cabe ao líder estar alinhado aos objetivos de negócio e focar na estratégia. Se falta tempo para olhar adiante, a dica é deixar de lado o microgerenciamento. Ferramentas já fazem tarefas como organizar a marcação de ponto e gerar relatórios, por exemplo. Mas a habilidade de pensar estrategicamente ainda não pode ser substituída.

Invista em produtividade

Outra característica de líderes na atualidade é a produtividade. Para isso, também contribui deixar as tarefas repetitivas e operacionais de lado e fazer uma gestão do tempo. Nesse caso, os robôs – ou os softwares que permitem automatizar tarefas – também são amigos.

Que tal cortar da rotina de trabalho os emails desnecessários, as reuniões que poderiam ter sido um email, o acesso às redes sociais? Além disso, não é preciso olhar as tarefas de cada colaborador tão de perto. Você pode contratar um software que faça isso.

Um exemplo é o software de controle efetivo da jornada de trabalho, que funciona integrado à ferramenta de marcação de ponto. O Scua Logon, por exemplo, oferece ao líder mais controle sobre a jornada dos colaboradores de forma automatiza, o que garante a produtividade e ajuda a reduzir custos com horas extras e passivos trabalhistas

Funciona desta forma: os funcionários só podem iniciar o trabalho depois que registram o início da jornada no sistema. O mesmo vale para intervalos de descanso e refeições. Ao fim do horário de trabalho, a máquina é bloqueada. Se for preciso fazer horas extras, é necessário solicitar permissão ao gestor. Também é possível configurar a quantidade máxima de horas extras diárias e determinar quem está ou não sujeito ao controle de jornada e bloqueio. Conheça mais sobre o Scua Logon clicando aqui.

Esperamos que as dicas desse post tenham sido úteis. Se tiver outras, compartilhe-as conosco!

Clique aqui e baixe agora gratuitamente.

Link para eBook "Gestão de Pessoas para Bancos e Financeiras"

Clique na imagem acima e faça, agora, o download do seu.


Deixe um comentário