o-que-fazer-para-a-equipe-se-adaptar-ao-ponto-eletronico

O que fazer para a equipe se adaptar ao ponto eletrônico?

Se sua empresa tem mais de 10 funcionários, certamente já utiliza algum método de controle de ponto. Porém, se o tipo de ponto utilizado ainda é o manual, talvez seja a hora de migrar para o ponto eletrônico, que automatiza e facilita o controle da jornada de trabalho dos seus colaboradores.

Mas novidades trazem inseguranças e é comum que, ao anunciarem a adoção do ponto eletrônico, gestores enfrentem resistência dos funcionários. Por isso, neste post, trazemos algumas dicas para driblar essas objeções.

Apresente as vantagens do ponto eletrônico

Muitas vezes, a resistência ao ponto eletrônico ocorre por desconhecimento de como essa ferramenta funciona. Por isso, uma maneira de começar o processo de implementação pode ser educando os colaboradores, mostrando a eles as vantagens do ponto eletrônico e como ele pode trazer benefícios não só para a empresa como para a equipe.

Uma das vantagens que você pode destacar é o controle correto das horas trabalhadas, que pode ser consultado em caso de discordância quanto ao pagamento de horas extras e salários, dentre outros casos. Por conta disso, há mais confiança na relação entre empresa e funcionários.

Vale ressaltar também nessa comunicação que os setores de Recursos Humanos e Departamento Pessoal são muito beneficiados, já que conferir as horas manualmente demanda bastante tempo. Esses profissionais podem, então, focar em atividades mais estratégicas, inclusive em iniciativas voltadas ao bem-estar dos colaboradores.

Faça treinamentos educativos

Depois de adotada a ferramenta de ponto eletrônico, fazer treinamentos é uma maneira de apresentar os benefícios e também de treiná-los, mostrando o passo a passo para usar o software e apresentando as boas práticas.

É importante que, para os gestores, esse treinamento seja reforçado, já que são esses profissionais que precisarão observar as jornadas dos liderados mais de perto.

Contrate uma ferramenta de controle efetivo da jornada de trabalho

Além de contratar uma ferramenta de ponto eletrônico, que tal usar também um software de controle efetivo da jornada de trabalho? Essa solução funciona integrada ao software de marcação de ponto da empresa, controlando a jornada dos funcionários.

A solução é vantajosa porque oferece ao empregador mais controle sobre a jornada de trabalho dos funcionários, o que reduz gastos com horas extras e passivos trabalhistas. Também é benéfico para a equipe, que é mais produtiva nos horários em que deve trabalhar, garantindo o tempo de descanso.

Um exemplo desse tipo de software é o Scua Logon. Com ele, cada funcionário só pode iniciar seu trabalho em uma máquina após registrar o início da jornada no sistema de ponto da sua empresa. O mesmo acontece com intervalos. Quando a carga horária de trabalho termina, a máquina é bloqueada.

Essa é uma forma de estimular um aproveitamento melhor das horas de trabalho, diminuindo a necessidade de fazer horas extras e, por consequência, as despesas da empresa.

Conheça mais sobre o Scua Logon.


Deixe um comentário