Habilidades de analista de departamento pessoal mais valorizadas

Conheça quais habilidades de analista de departamento pessoal são valorizadas pelas empresas

Já falamos aqui no blog sobre as rotinas do departamento pessoal, a área da empresa que é responsável por gerir os funcionários, o que inclui atividades como pagamento de salários, agendamento de férias e o cumprimento da jornada de trabalho. Em geral, essas tarefas são feitas pelo analista de departamento pessoal – ou por algum cargo análogo com título diferente.

Se você deseja ser um analista de departamento pessoal ou se já é e não se sente valorizado onde trabalha, conheça algumas habilidades que as empresas reconhecem:

1. Conheça e domine as atividades do departamento pessoal

São muitas as atividades realizadas pelo DP. As principais delas são:

  • Admissão e documentação dos funcionários
  • Desligamentos
  • Controle da jornada de trabalho
  • Folha de pagamento
  • Férias e licenças
  • Impostos e outras contribuições
  • Mudanças na legislação trabalhista

Dominar essas atividades já é um bom começo para ser valorizado. Falamos mais sobre cada uma delas no post Rotinas de departamento pessoal: conheça as principais atribuições dessa área da empresa.

2. Especialize-se

Não é incomum encontrar empresas que mantêm na área de DP profissionais formados em áreas como administração. Isso porque esses colaboradores possuem conhecimentos mais generalistas, o que vai ao encontro das necessidades diversas do departamento pessoal.

Mas, para quem deseja se destacar na área e realizar um trabalho mais estratégico, procurar uma especialização pode ser uma opção. As áreas de gestão de pessoas e de recursos humanos costumam fornecer conhecimentos interessantes para profissionais do departamento pessoal.

3. Apresente os resultados do trabalho

Chefes costumam gostar de métricas que comprovem os resultados, afinal acompanhar esses números é importante para o crescimento sustentável das empresas.

Sem dúvida desenvolver a habilidade de compilar dados e de extrair informações a partir deles fará o analista de DP ser mais reconhecido.

4. Vá além do operacional

A área de departamento pessoal costuma ser bem voltada a operações. Mas não precisa ser assim. Em vez de só cumprir as funções operacionais, o profissional de DP pode olhar para o futuro e ver como pode ajudar a empresa de forma estratégica.

Uma forma de fazer isso é treinando colaboradores, avaliando o desempenho deles, utilizando os dados obtidos em relatórios para implementar melhorias na empresa e assim por diante.

5. Use ferramentas

A tecnologia está aí para ajudar o profissional de departamento pessoal a irem muito além das planilhas de Excel. Adotar as ferramentas certas, que realizem atividades repetitivas para você, deixa mais tempo livre para atividades estratégicas como as que falamos no item anterior.

Administrar o número de horas trabalhadas pelos colaboradores, registrando-as e integrando essas informações com o pagamento, por exemplo, é uma atividade que toma bastante tempo. Para ajudar nesse trabalho, já existem no mercado ferramentas que trabalham integradas ao software de marcação de ponto da sua empresa, controlando a jornada de trabalho dos funcionários.

Esse tipo de solução é vantajosa porque oferece ao departamento pessoal mais controle sobre a jornada de trabalho dos funcionários, o que reduz gastos com horas extras e passivos trabalhistas. Um exemplo desse tipo de software é o Scua Logon. Conheça mais sobre ele aqui.  

E na sua opinião, qual a habilidade indispensável que um analista de departamento pessoal deve ter?


Deixe um comentário