desenvolvimento pessoal 660x317 - Desenvolvimento Profissional: como contribuir para que o colaborador possa crescer no ambiente de trabalho

Desenvolvimento Profissional: como contribuir para que o colaborador possa crescer no ambiente de trabalho

Cada vez mais empresas que se preocupam com o desenvolvimento profissional de seus colaboradores têm visto os resultados desse incentivo na prática. Não se trata somente de motivar os funcionários para que eles produzam, mas sim de agregar valor à organização. É que, quando uma pessoa aprende mais, ela pode aplicar o conhecimento adquirido em sua rotina de trabalho, uma relação em que todos saem ganhando.

Para desenvolver colaboradores, os gestores e o departamento pessoal têm papel importante. Neste post, trazemos algumas dicas para você que quer aproveitar os benefícios de ter colaboradores buscando melhoria constante em sua empresa.

O que é desenvolvimento profissional

Desenvolvimento profissional é um conjunto de ações que têm como objetivo proporcionar oportunidades de crescimento aos colaboradores de uma empresa. Não tem relação somente com a função atual, mas também com o que o colaborador pode alcançar no futuro. Nesse sentido, diferencia-se de um treinamento, por exemplo, que é mais voltado para a técnica.

Assim, pode-se concluir que o desenvolvimento profissional vai além do operacional, envolvendo um plano de capacitação personalizado de acordo com as necessidades de cada colaborador, que será acompanhado pelo gestor.

A importância do desenvolvimento profissional dos colaboradores

Em um mundo onde mudanças são constantes, é fácil perceber por que o principal ativo de uma empresa são as pessoas. É a partir delas, afinal, que as atividades serão executadas. Com um mercado tão dinâmico, é necessário que os colaboradores também o sejam e que estejam preparados para desenvolver diferentes funções. Pense em negócios de sucesso atualmente: são empresas cujos colaboradores têm sucesso individual e coletivo.

É por isso que pessoas têm sido vistas cada vez mais pelas empresas como parceiras, e não somente como recursos. Na visão mais antiga, os processos estavam acima das pessoas, e os colaboradores não estavam alinhados com a missão da empresa. Mais recentemente, n o entanto, a gestão de pessoas deu uma guinada para um lado mais humano, em que os colaboradores são vistos como parceiros: estão alinhados com a cultura organizacional.

Essa visão mais atual está mais próxima das tendências e necessidades do mercado, que, como falamos, é mais dinâmico na atualidade. Além disso, ajuda a melhorar a retenção de funcionários e atrair talentos. Pense: qual empresa não gostaria de ter as melhores pessoas trabalhando com elas, e ainda por cima, motivadas e indicando outras pessoas igualmente competentes?

O bom é que, mesmo em empresas mais tradicionais, é possível aproveitar algumas dessas técnicas para ter colaboradores mais motivados.

O papel do departamento pessoal

O departamento pessoal, como falamos, é uma área estratégica para o desenvolvimento dos colaboradores. Estratégias de valorização dos funcionários podem partir dela, que pode apontar para a diretoria a importância de incentivar o desenvolvimento profissional dos colaboradores.

Esse estímulo ao desenvolvimento pode ser feito de maneiras diversas: com treinamentos, orientações individuais, suporte tecnológico, dentre outros.

O papel do gestor

O líder ou gestor tem um papel central no desenvolvimento dos colaboradores: ele é quem faz a mediação entre equipe e empresa. Esse profissional serve como referência para a equipe, por isso, em uma empresa que busca desenvolver pessoas, ele deve não só auxiliar nesse trabalho como também fortalecer esses valores.

Cabe a ele retirar dos profissionais o seu melhor potencial, ajudando a lapidar os pontos que podem ser explorados e a desenvolver aqueles que podem ser melhorados.

Agora que falamos um pouco da teoria, vejamos algumas dicas práticas de como ajudar os colaboradores a se desenvolverem profissionalmente, tanto para gestores como para o departamento pessoal.

Estimulando o autoconhecimento

Para além da terapia, o autoconhecimento tem um papel muito importante nas organizações. O processo de desenvolvimento profissional, por exemplo, deve oferecer autoconhecimento. Um gestor que se conhece e tem suas questões bem resolvidas, tanto na vida pessoal quanto profissional, farão um trabalho bem melhor com o colaborador.

Da mesma forma, um colaborador com autoconhecimento terá mais facilidade em descobrir o que busca em sua carreira, e a seguir esses objetivos. Por isso, algumas empresas já têm oferecido um auxílio-terapia aos colaboradores, por exemplo, ou disponibilizado um profissional da psicologia para consultas.

Usando o CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude)

Existe uma tríade chamada de CHA, que ajuda a desenvolver os colaboradores de maneira completa. A sigla quer dizer conhecimento, habilidade e atitude, descrevendo elementos que devem ser desenvolvidos para que o desenvolvimento profissional seja integral.

O conhecimento deve ser fomentado pela empresa, fornecendo informações e promovendo o aprendizado, por meio de cursos, por exemplo. Já a habilidade é um nível que inclui aspectos pessoais do colaborador, tais como aptidões para determinados assuntos. Desenvolver habilidades requer um acompanhamento próximo do colaborador.

Por fim, atitude diz respeito aos comportamentos necessários para o desenvolvimento desse colaborador: ética e relacionamento interpessoal são alguns exemplos.

Fomentando o aprendizado

O aprendizado do colaborador pode ser fomentado por vias diversas. Seja pela aprendizagem prática, em um projeto, por exemplo, ou de modo mais clássico, com a oferta de cursos e seminários, por exemplo. Também se pode usar a tecnologia para ajudar, com educação a distância, aplicativos, dentre outros.

Plano de desenvolvimento individual

O plano de desenvolvimento individual é uma estratégia que o gestor pode usar com os colaboradores. Serve como incentivo para que o funcionário se comprometa com o próprio crescimento, traçando metas que vão contribuir para o seu crescimento na empresa. O gestor pode ajudar a desenhar esse plano, além de contribuir oferecendo as ferramentas, cursos etc. necessários.

Promovendo o equilíbrio entre vida pessoal e profissional

Equilibrar a vida profissional e pessoal é outra necessidade atual. A empresa pode ser uma aliada dos colaboradores, estimulando que aproveitem o melhor da jornada de trabalho para serem produtivos e realizarem as tarefas necessárias para poderem aproveitar as horas de descanso depois, garantindo a qualidade de vida.

Aqui, o melhor é lançar mão da tecnologia: aplicativos de gestão de tempo ajudam a contar o tempo levado para realizar cada atividade. Outros, como os de controle efetivo da jornada, limitam ao horário de trabalho o acesso do colaborador ao sistema da empresa, estimulando um melhor aproveitamento das horas. Falaremos sobre isso mais adiante.

Avaliando o desempenho

A avaliação de desempenho é uma estratégia cada vez mais usada por empresas de sucesso. É importante que ela ocorra constantemente, garantindo o controle de qualidade e o desempenho constante. Afinal, se o colaborador não sabe como está se saindo, fica difícil se desenvolver e melhorar, concorda?

As one-on-ones, reuniões do colaborador com seu líder, podem ser feitas semanal, quinzenal ou mensalmente e podem ser utilizadas para esses feedbacks, sejam positivos ou negativos.

Usando a tecnologia no desenvolvimento profissional

Contar com a tecnologia é uma ótima maneira de estimular o desenvolvimento profissional dos seus colaboradores. O software de controle efetivo da jornada de ponto é um exemplo. Ele funciona integrado ao seu software de ponto. Com ele, cada funcionário só pode iniciar seu trabalho em uma máquina após registrar o início da jornada no sistema. O mesmo acontece com intervalos. Quando a carga horária de trabalho termina, a máquina é bloqueada.

A ideia é promover um aproveitamento melhor das horas de trabalho, diminuindo a necessidade de fazer horas extras e, por consequência, as despesas da empresa. Também é bom para a equipe, que é mais produtiva nos horários em que deve trabalhar, garantindo o tempo de descanso e a qualidade de vida.

Se você tem interesse em conhecer um software desse tipo, confira o Scua Logon. Clique aqui e saiba mais!

Feito tudo isso, o que esperar?

Depois de ler tudo isso, talvez você esteja pensando: sim, o desenvolvimento profissional é ótimo para os colaboradores. Mas e para a empresa, qual o retorno?

As respostas são muitas:

  • A começar pelos resultados internos: colaboradores satisfeitos são mais produtivos e trabalham melhor, encontrando soluções para problemas mais complexos.
  • Os talentos são retidos também por conta dessa satisfação, e outros são atraídos ao ver que a empresa tem trabalhadores felizes.
  • Uma cultura de aprendizado é criada, já que os colaboradores estão sempre aprendendo e se adaptando às novas exigências do mercado.
  • O clima organizacional fica mais amigável, melhorando o relacionamento entre membros da equipe e de diferentes setores.

Esperamos ter mostrado neste post como uma organização pode alcançar resultados por meio do desenvolvimento profissional dos seus colaboradores. E você, como estimula sua equipe a se desenvolver? Compartilhe com a gente!

Conheça mais sobre o Scua Logon pedindo um contato, sem compromisso, clicando aqui.

Com ele, é possível restringir o acesso dos colaboradores à estação de trabalho de acordo com a carga horária determinada para cada usuário, de forma simples e automatizada.

Horas extras ou extensões de jornada serão aplicadas em um fluxo de aprovação automatizado e previamente autorizado pelo gestor. Simples e fácil.

Aproveite e baixe, gratuitamente, nosso guia “Como evitar o passivo trabalhista na empresa

Screen Shot 2018 10 02 at 11.55.07 - Desenvolvimento Profissional: como contribuir para que o colaborador possa crescer no ambiente de trabalho

Saiba mais e visite, também, nossa seção de materiais gratuitos clicando aqui.

Essas ferramentas irão agregar valor à gestão do seu departamento e empresa.


Deixe um comentário