Saiba por que as emoções dos colaboradores importam e como lidar com elas
Você sabe o que é síndrome de Burnout? Uma pesquisa da Associação Internacional de Manejo do Estresse (ISMA) mostra que esse problema, caracterizado por exaustão, perda da eficácia no trabalho, ansiedade e irritação, já afeta 32% dos brasileiros.
Especialistas em saúde mental definem o Burnout como estresse persistente que resulta de situações no ambiente de trabalho, como a pressão emocional e grande carga de trabalho.
Dados como esse mostram uma realidade que não pode ser ignorada: a de que as emoções dos colaboradores importam. É sobre isso que falaremos neste post.
Por que as emoções dos colaboradores importam
Uma matéria do jornal Valor Econômico, publicada em julho de 2019, chama a atenção para o fato de que os gestores precisam observar as emoções dos funcionários.
A professora Axelle Bagot, que dá aulas nas universidades de Brown e de Harvard, nos Estados Unidos, defende uma liderança baseada na adaptação ao contexto da equipe. Para ela, é preciso que os líderes tenham dados emocionais e conheçam os limites de pressão que os colaboradores podem aguentar.
E chegar a esses dados emocionais é fácil: basta ouvir de forma ativa os colaboradores. Assim, em uma reunião, por exemplo, o líder poderia aprender sobre as pessoas observando. Em outras palavras, liderar também é ouvir.
Estar atento às emoções dos colaboradores é importante porque, como falamos no início do texto, não só melhora a comunicação com os colaboradores e torna o ambiente de trabalho mais agradável para todos, como também evita problemas mais graves e cada vez mais comuns, como a síndrome de Burnout.
Por isso, é importante observar os sintomas do Burnout: falta de energia, distanciamento do trabalho, ansiedade, irritação e humor oscilante são alguns sinais desse problema. Mas a síndrome, entretanto, pode ser silenciosa, daí a necessidade de conversar e ouvir os colaboradores.
Como lidar com as emoções dos colaboradores
Há uma série de iniciativas que empresas podem ter para lidarem melhor com as emoções dos colaboradores. Investindo em um ambiente mais amigável para todos, não só os colaboradores são beneficiados, já que a empresa retém os próprios talentos e atrai outros por indicação, facilitando o processo de contratação.
Veja algumas maneiras de lidar melhor com as emoções dos seus colaboradores:
Criar um espaço amigável para conversas
Os colaboradores só têm medo de conversar com seus líderes caso não haja um espaço amigável para o diálogo. Por isso que cada vez mais empresas têm buscado a criação de um ambiente que privilegie conversas francas.
O formato mais comum é o chamado “um a um” (do inglês one-on-one), que consiste em encontros que duram entre 30min e 1h e servem para o colaborador expressar o que está sentindo, além de dar e receber feedbacks.
Esse formato é adotado em empresas como a Creditas. Ocupando a segunda colocação entre as startups mais bem avaliadas do site Love Mondays, com 96% dos colaboradores classificando-a como um bom lugar para trabalhar, a empresa estimula que os funcionários demonstrem suas emoções e expressem quem de fato são.
Compartilhar feedbacks construtivos
É importante que os feedbacks compartilhados nas reuniões de “um a um” sejam construtivos, que agreguem algo de positivo ao desenvolvimento pessoal do colaborador. Elogios são importantes, mas críticas também.
Só é importante não fazê-las de maneira destrutiva, o que pode piorar a relação entre líder e colaborador.
Ter programas de promoção da saúde mental
Se empresas já fornecem benefícios de alimentação, transporte e plano de saúde, por que não incluir nesse pacote também um estímulo aos cuidados com a saúde mental? Muita gente deixa de procurar a ajuda de um psicólogo, por exemplo, por falta de tempo ou dinheiro.
A empresa pode dar um empurrãozinho para que o colaborador tenha um acompanhamento terapêutico, fazendo parcerias com profissionais ou com plataformas que oferecem esse serviço. Também podem ter um psicólogo à disposição na empresa para conversas pontuais.
Investir em momentos de descontração
Ser produtivo e bater as metas é importante, mas, nesse contexto, a socialização e o bem-estar podem acabar ficando de lado. Por isso, cabe à empresa promover momentos para os colaboradores se desconectarem do trabalho, como ginástica laboral, cafés, happy hour.
Fora da mesa de trabalho, ainda que por alguns instantes, os colaboradores conseguem relaxar, conhecer uns aos outros, trocar ideias e relaxar a mente, algo que reflete no clima organizacional.
Alternativa para desestimular horas extras e garantir o cumprimento da jornada de trabalho
Há ainda uma outra maneira que empresas podem usar para estimular o cumprimento da jornada de trabalho. Quando os funcionários realizam as atividades na hora certa, não é preciso realizar horas extras, o que garante o tempo de descanso e a qualidade de vida.
Uma forma de monitoramento que permite controlar as horas trabalhadas pelos colaboradores é o software de controle efetivo da jornada de trabalho. Essa ferramenta funciona integrada ao software de marcação de ponto de ponto e garante que os colaboradores aproveitem melhor as horas de trabalho.
Também desestimula as horas extras, reduzindo despesas e garantindo ao colaborador o seu tempo de descanso. Também evita que o funcionário esqueça de bater o ponto.
Mas como isso acontece? O software de controle efetivo da jornada de trabalho funciona da seguinte forma:
- O colaborador registra o início da jornada de trabalho no computador, liberando a máquina
- Na hora de intervalos, é preciso fazer o mesmo
- Quando a jornada encerra (após 6h ou 8h, por exemplo), o computador é bloqueado
- Para realizar horas extras, é necessário solicitá-las ao gestor e ao departamento pessoal
Para conhecer um software de controle efetivo de jornada de trabalho na prática, confira o Scua Logon. Clique aqui e saiba mais!
Bom trabalho!