Funcionários que possuem motivação são peça-chave para empresas que desejam ter produtividade, eficiência e crescimento. Por isso, cabe aos gestores entenderem como incentivar o time, dando as condições e o estímulo necessário para que batam as metas a cada mês.
A motivação consiste em um impulso que leva as pessoas a agirem para atingirem determinados objetivos. É um processo que permite iniciar uma tarefa, direcionar esforços para a sua realização e manter os comportamentos necessários para finalizá-la.
Ao contrário do que parece, motivar uma equipe pode ser simples. Afinal, qual funcionário não gostaria de ser bem remunerado e de trabalhar em uma empresa que tem bom clima organizacional, por exemplo? Pensando nisso, trazemos neste post algumas formas de manter a sua equipe engajada no trabalho. Confira quais são!
Ofereça a infraestrutura necessária
A motivação começa por um item básico: o conforto da estrutura física. O conforto — ou a falta dele — influencia diretamente no desempenho do funcionário, inclusive em termos de saúde. Com uma boa infraestrutura é possível aumentar a produtividade da equipe, deixando o time mais motivado para terminar uma tarefa ou projeto.
Para ter uma equipe motivada, é necessário ter equipamentos funcionando bem. Afinal, é muito mais fácil terminar uma tarefa em um computador novo, por exemplo. O ambiente de trabalho, por sua vez, precisa ser limpo e organizado, de modo que o colaborador sinta prazer em ir para o trabalho.
Além disso, a infraestrutura também inclui os softwares necessários para a realização do trabalho, ferramentas de gestão de projetos e até um bom software de controle efetivo da jornada de trabalho, que estimule a produtividade na hora certa.
Ouça as ideias da equipe
Pessoas que se sentem ouvidas, em um ambiente em que podem expor suas ideias, certamente trabalharão mais motivadas. Há funcionários que podem ter boas ideias para resolver os desafios da empresa, mas que não se sentam confortáveis para expressá-las por falta de espaço ou de interesse dos líderes. Por isso, esteja aberto para as sugestões do time. Isso, além de fazer o profissional se sentir importante e valorizado, pode render boas contribuições para o negócio.
Só ouvir, no entanto, não é o suficiente. É preciso utilizar as sugestões, dando um feedback para a equipe explicando por que ela será colocada em prática ou não. No caso de respostas negativas, explique para o colaborador o motivo e mostrando como ele pode dar sugestões mais adequadas no futuro.
Defina metas
Talvez você pense que sua equipe pode funcionar melhor trabalhando por conta própria. Em certa medida, é verdade. Mas metas e objetivos bem definidos são importantes para motivar qualquer time. É que fica mais fácil tomar uma direção quando se existe algo a alcançar, concorda?
No entanto, quando o líder define as metas sozinho, pode acabar afastando e desengajando a equipe, que não se sente parte de um processo que não ajudou a construir. Por isso, inclua seu time nos desafios propostos sem perder a posição de líder.
Estabeleça prazos
Definidas as metas, chega a hora de estabelecer prazos tangíveis para os funcionários. Prazos longos demais prejudicam as entregas, enquanto prazos curtos podem gerar ansiedade e frustração. Por isso, trace limites realistas, que sejam desafiadores mas que possam ser cumpridos.
Mostre disponibilidade
Poder contar com o gestor é um grande fator de motivação para os colaboradores. Tirar dúvidas, informar-se sobre a situação da empresa, fazer críticas, sugestões e elogios são atividades que estreitam laços do funcionário com a empresa, tornando-os mais sinceros e duradouros.
Para mostrar que está disponível, o gestor pode organizar reuniões com cada um dos colaboradores com periodicidade definida — quinzenalmente, por exemplo. Nelas, pode-se alinhar expectativas sobre o que é esperado de cada uma das partes, traçar um plano de desenvolvimento, dentre outros assuntos do dia a dia da empresa.
Valorize as conquistas do time
Quem não gosta de ser reconhecido pelo bom trabalho realizado e assim sentir motivação? Valorizar seus colaboradores é uma forma de motivá-los, o que pode ser feito por meio de elogios, promoções, comissões, vale compras, dentre outros. Criar prêmios mensais ou bimestrais para dar aos funcionários que bateram as metas ou que nunca chegaram atrasados é uma ideia.
Conheça e acesse gratuitamente nosso Guia do Departamento Pessoal. Clique aqui e baixe agora.
Clique na imagem acima e faça, gratuitamente, o download do seu.
Conheça, também, o Scua Logon pedindo um contato, sem compromisso, clicando aqui.
Com ele, é possível restringir o acesso dos colaboradores à estação de trabalho de acordo com a carga horária determinada para cada usuário, de forma simples e automatizada.
Horas extras ou extensões de jornada serão aplicadas em um fluxo de aprovação automatizado e previamente autorizado pelo gestor. Simples e fácil.