Por muito tempo, falar em departamento pessoal foi também falar em tarefas operacionais: papéis de admissão, cálculo de salários e benefícios e assim por diante. Atualmente, no entanto, esse cenário mudou: assim como em outras áreas da empresa, já existem no mercado ferramentas que automatizam as tarefas burocráticas, deixando os colaboradores do DP livres para focarem na estratégia.
Além de motivar quem trabalha no departamento pessoal, isso dá um peso à área, mostrando que ela pode ser um diferencial de negócio. Mas e na sua empresa? O departamento pessoal já é um setor estratégico? Neste post trazemos 6 dicas de como fazer isso, conciliando as novidades com as tarefas de operação.
Inteligência de processos
Ter processos mais inteligentes quer dizer realizá-los de maneira mais rápida, mas sem perder a qualidade. Além disso, as atividades do departamento pessoal não devem estar descoladas dos processos de outras áreas: o melhor é que estejam alinhadas com as metas da empresa, contribuindo com os resultados.
Para isso, pode-se lançar mão da tecnologia, automatizando atividades repetitivas, por exemplo, que envolvam cálculos manuais. Isso dá velocidade ao trabalho e também torna as informações menos suscetíveis a falhas humanas. Um software de gestão de pessoas é um bom ponto de partida.
É importante pontuar, no entanto, que ter processos inteligentes no departamento pessoal é algo que ultrapassa a tecnologia, embora ela seja importante. É preciso também diminuir burocracias, adequar-se às mudanças no mercado em que a empresa atua, terceirizar atividades e diminuir custos.
Processos seletivos otimizados
Nas empresas em que os processos seletivos ficam por conta do departamento pessoal, torná-los mais eficazes é uma boa estratégia. Sistemas facilitam a identificação dos currículos que interessam a partir de palavras-chave. Além disso, as primeiras etapas do processo seletivo podem ser feitas online, o que é mais confortável e produtivo para ambas as partes.
Análise comportamental
Durante o processo seletivo, e mesmo entre quem já é funcionário, podem ser feitas análises de comportamento para avaliar mais do que capacidades técnicas. Isso porque é importante que esse colaborador saiba trabalhar bem em momentos de pressão, consiga motivar a equipe, dentre outras habilidades. E tentar desenvolvê-las mais tarde pode representar um prejuízo para a empresa.
Nesse sentido, o departamento pessoal pode contar com ferramentas de análise comportamental disponíveis no mercado para processar os dados com rapidez e obter tendências de como esses candidatos se comportam. A partir daí, pode ter insumos para contratações, mudanças de cargo, aumentos salariais e reestruturação do time.
Indicadores de desempenho
Depois de contratar pessoas, é preciso extrair o melhor de cada um deles. Uma maneira de fazer isso é avaliando o desempenho do time, com metas definidas para cada um. Elas variam de equipe para equipe: uma meta de um vendedor não é a mesma que a de um analista de marketing, por exemplo, mas cabe a empresa defini-las, usando números absolutos.
No entanto, o departamento pessoal também é sobre pessoas, de modo que se pode levar essas metas além dos números: aprendizado, crescimento profissional, feedbacks, satisfação dos funcionários são algumas ideias para colocar em prática, desenvolver os colaboradores, melhorar a produtividade e o clima da empresa.
Atualização
Mudanças no mundo corporativo são constantes. Por isso um departamento pessoal estratégico deve estar alinhado com essas novidades. Uma maneira de incorporá-las ao dia a dia de trabalho é colocando em prática processos utilizados por empresas conhecidas pela boa gestão e por terem colaboradores felizes. Busque por atualização na área de gestão de pessoas e coloque as novidades em prática na sua empresa.
Controle efetivo da jornada de ponto
O controle da jornada de ponto é uma atribuição do departamento pessoal que também pode ser otimizada. Aqui, pode-se usar principalmente a tecnologia. Uma ferramenta moderna de marcação de ponto, que possa ser integrada a outras soluções, é um bom começo.
Indo mais além, pode-se fazer um controle efetivo da jornada evitando o excesso de horas extras, por exemplo, que representam um custo alto para empresas. Para isso, o melhor é contar com um software de controle efetivo da jornada de ponto. Ele funciona integrado ao seu software de ponto e, com a ferramenta, cada funcionário só pode iniciar seu trabalho em uma máquina após registrar o início da jornada no sistema. O mesmo acontece com intervalos. Quando a carga horária de trabalho termina, a máquina é bloqueada.
A ideia é promover um aproveitamento melhor das horas de trabalho, diminuindo a necessidade de fazer horas extras e, por consequência, as despesas da empresa. Também é bom para a equipe, que é mais produtiva nos horários em que deve trabalhar, garantindo o tempo de descanso e a qualidade de vida.
Esperamos que as dicas desse post tenham servido para tornar seu departamento pessoal uma área mais estratégica, diminuindo tarefas repetitivas e ganhando produtividade.
Conheça mais sobre o Scua Logon pedindo um contato, sem compromisso, clicando aqui.
Com ele, é possível restringir o acesso dos colaboradores à estação de trabalho de acordo com a carga horária determinada para cada usuário, de forma simples e automatizada.
Horas extras ou extensões de jornada serão aplicadas em um fluxo de aprovação automatizado e previamente autorizado pelo gestor. Simples e fácil.
Conheça e acesse gratuitamente nosso Guia “Como Evitar Passivos Trabalhistas na Empresa”.
Saiba mais e visite nossa seção de materiais gratuitos clicando aqui.
Essas ferramentas irão agregar valor à gestão do seu departamento e empresa.