Desde os antigos livros de marcação de ponto até softwares novos que permitem registrar a jornada remotamente, é fato que atualmente as empresas dispõem de muitas opções para controlar o tempo de trabalho dos seus colaboradores.
A legislação brasileira permite que o controle seja feito de forma manual, mecânica ou eletrônica. Mas os dois primeiros métodos estão sujeitos a problemas como rasuras e fraudes. Por isso, quando a ideia é tornar os processos da organização mais precisos, automáticos e produtivos, dois métodos eletrônicos se destacam: o ponto com o biometria e o ponto online.
Ponto com biometria
O ponto com biometria reconhece alguma característica do funcionário (o mais comum são as digitais) cadastrada previamente, que precisa ser lida para que a entrada e a saída da empresa sejam registradas.
Como o ponto com biometria se encaixa na categoria eletrônica, para o seu uso estar de acordo com a legislação é preciso seguir as exigências da portaria 1510 no Ministério do Trabalho. Caso contrário, a empresa pode ser multada.
Esse tipo de aparelho costuma ter uma manutenção relativamente simples. Quando a máquina é instalada ou quando um novo colaborador chega à empresa, deve ter suas informações registradas (a digital, por exemplo). O aparelho costuma vir com uma impressora interna, para retirar os comprovantes.
Quais os benefícios do ponto com biometria?
O ponto biométrico é uma modalidade segura, pois, como a máquina lê características pessoais do colaborador, fraudar o processo é praticamente impossível.
Em termos de custo, também é uma boa opção, pois o mercado já tem ferramentas acessíveis. Além de que, em comparação com outros métodos, como o manual e o mecânico, a economia de tempo para a equipe do departamento pessoal também é grande.
Ponto online ou digital
O ponto online, também chamado de ponto digital, também é uma modalidade do ponto eletrônico. Assim, como falado no tópico sobre biometria, também deve atender às exigências da Portaria 1510 do MTE. Conectado a um software, os dados do ponto digital ficam armazenados em nuvem, facilitando o acesso às informações.
Quais os benefícios do ponto digital?
Em tempos de home office, o ponto digital é interessante porque permite registrar a jornada de qualquer lugar, utilizando um aplicativo instalado no computador ou dispositivos móveis.
Ainda mais baratos que o ponto biométrico, já que não requer um equipamento específico, também é uma boa escolha para empresas que querem economizar. A biometria também pode ser incorporada ao ponto digital, diminuindo as possibilidades de fraude.
Afinal, qual a melhor a opção para a minha empresa?
Falamos um pouco sobre os benefícios de duas modalidades de ponto eletrônico: com biometria e online. Mas, afinal, qual a melhor opção para a sua empresa? Para responder essa pergunta, vamos comparar algumas vantagens e desvantagens de cada um.
Começando pela mobilidade, o ponto biométrico precisa ser colocado na empresa, em um local fixo por onde os colaboradores passam. Isso exclui quem trabalha de maneira remota, uma desvantagem que não existe no ponto online, que por sua vez permite que a marcação seja feita de qualquer lugar do mundo.
Em termos de rapidez, no caso do ponto biométrico pode haver filas no aparelho, e mais de uma jornada de trabalho não pode ser feita ao mesmo tempo. A menos que você instale diversas máquinas de ponto, o que sairia bem mais caro. No ponto online, por outro lado, vários colaboradores podem encerrar a jornada ao mesmo tempo, recebendo um comprovante. Alguns sistemas incluem uma foto do colaborador enquanto fazia o registro, para evitar fraudes.
Outro fator importante a ser observado é a análise, que serve para fazer os devidos ajustes e melhorias na equipe. E, embora o ponto biométrico possa fornecer dados para os relatórios, no ponto digital essas informações estão disponíveis em formato de tabelas ou gráficos em tempo real.
Podemos concluir que, em comparação com o ponto biométrico, o online é uma alternativa mais ágil, que está de acordo com as necessidades do mundo atual, como mobilidade e análise rápida. Além disso, também é mais econômico.
Software de controle efetivo da jornada de ponto
Um benefício que não mencionamos ao longo do texto, mas que vale adicionar aqui, é o fato de que o ponto online permite a integração com outras ferramentas, que otimizam ainda mais o dia a dia do departamento pessoal.
Uma delas é o software de controle efetivo da jornada de ponto, solução que dá ao empregador mais controle sobre a jornada de trabalho dos funcionários, reduzindo gastos com horas extras e passivos trabalhistas. Também é benéfico para a equipe, que é mais produtiva nos horários em que deve trabalhar, garantindo o tempo de descanso.
Um exemplo desse tipo de software é o Scua Logon. Com ele, cada funcionário só pode iniciar seu trabalho em uma máquina após registrar o início da jornada no sistema. O mesmo acontece com intervalos. Quando a carga horária de trabalho termina, a máquina é bloqueada. Essa é uma forma de estimular um aproveitamento melhor das horas de trabalho, diminuindo a necessidade de fazer horas extras e, por consequência, as despesas da empresa.
Caso as horas extras sejam realmente necessárias, no entanto, é preciso solicitá-las e obter permissão para continuar tendo acesso à estação de trabalho. O colaborador pede horas extras ao gestor, que pode aprovar e liberar o acesso no sistema ou aprovar e encaminhar o pedido ao RH para que o mesmo faça a alteração. Após a liberação, o funcionário pode ter acesso novamente.
Também é possível configurar a quantidade máxima de horas extras diárias e determinar quem está ou não sujeito ao controle de jornada e bloqueio.
Conheça mais sobre o Scua Logon.