Gestão incorreta do controle de ponto e os prejuízos

Gestão incorreta do controle de ponto pode causar grandes prejuízos

Das mais novas até as mais antigas empresas, todas precisam de um sistema de gestão inteligente. Produtos digitais vêm como uma solução para empreendedores de todos os setores. Hoje é possível encontrar softwares que controlam, organizam e otimizam todo o funcionamento da empresa, evitando problemas com seus colaboradores e clientes.

Um bom exemplo do que falamos acima é a marcação e controle de ponto de funcionários. Além de ser uma prática obrigatória para todas as companhias, cumprindo exigências legais do Ministério do Trabalho, otimiza o tempo de trabalho dos gestores e evita outros prejuízos, como atrasos ou faltas.

Aqui, mostraremos três problemas que acontecem a partir de uma má gestão do controle de ponto em companhias e que podem gerar uma relação ruim entre funcionários e empregadores. Veja.

Dificuldade de gestão da jornada de trabalho

Quando há o registro de entrada, saída e pausas dos seus funcionários, há consequentemente um controle maior da jornada de trabalho. É importante optar por uma forma legítima e funcional para evitar erros.

Um exemplo são os controles manuais. Com eles não há essa precisão na geração de relatórios de acompanhamento para a empresa. É mais difícil controlar o ponto e saber se a jornada de trabalho acontece como o previsto.

Aumento de prejuízos e passivos trabalhistas

Uma má gestão de controle de ponto gera automaticamente um descontrole de horas trabalhadas, como citamos mais acima. O pagamento dessas horas e até mesmo a produção da sua empresa são exemplos de prejuízos gerados por esse tipo de sistema.

Uma suposição é o preenchimento da folha de ponto e o controle da jornada de trabalho de funcionários que atendem a sua companhia. Se não há a administração ideal, você não terá como contestar problemas na folha de pagamento, gerando uma dívida além da projetada para as contas administrativas ou até mesmo reclamações em juízo desse tipo de falha.

Sobrecarga de trabalho e gestão incorreta do controle de ponto

Quem é o responsável por fazer a gestão do controle de ponto da sua empresa? Geralmente as instituições encarregam uma pessoa do Departamento de Pessoal para fazer esse acompanhamento. Imagine uma rotina de trabalho não otimizada, sem uma ferramenta adequada  ou controle eficiente para esse funcionário?

As chances de sobrecarga de trabalho e gestão incorreta do controle de ponto são quase que totais. Conforme a sua empresa cresce, essa dificuldade de administração só aumentará.

Um profissional encarregado nesta função precisa de um sistema otimizado e um treinamento completo e eficiente. Ele terá que acompanhar fechamento de folha de ponto, contabilizar horas extras, lançar pagamentos, entre outras atividades. Manualmente ou de forma digital, se não há controle e programação, há sobrecarga de trabalho e erros recorrentes.

Além das chances de erro, há também a possibilidade de esse próprio funcionário gerar o pagamento de horas extras para a sua companhia, por consequência da sobrecarga de trabalho.

Como é feita a gestão e o controle do ponto de sua empresa? O que acha de adotar novas medidas e evitar os problemas que citamos neste post? Deixe seu comentário! Queremos saber sua opinião!


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