problemas do departamento pessoal

10 problemas do departamento de pessoal que já possuem solução

Buscar as melhores soluções – que já existem – em tempo hábil gera não apenas bons resultados internos, como reflete na satisfação dos clientes. O post de hoje quer conversar com você exatamente sobre os 10 problemas do departamento de pessoal que já possuem solução e podem ser corrigidos hoje. Veja quais são.

Mesmo com todas as funcionalidades tecnológicas ao alcance das empresas, ainda existem problemas do departamento de pessoal sem solução. O planejamento dessa equipe reflete quase que completamente na otimização do trabalho de toda uma instituição.

1. Produtividade baixa

A produtividade surge como um problema do departamento de pessoal quando há um mal planejamento de equipe. A consequência é a sobrecarga de tarefas, falta de comunicação entre os funcionários do setor, atividades sem organização, calendários atrasados e muitos outros exemplos. Atividades em grupo, campanhas de premiação outras ações motivacionais ajudam a resolver o obstáculo.

2. Ausência de um sistema de informação consolidado

Todos os exemplos do tópico anterior também são causados pela ausência de uma ferramenta de informação consolidada. A implantação de um sistema de gestão gera mais visão para os funcionários. A resposta vem com relatórios emitidos com mais controle e relevância.

3. Processos manuais em predominância

O seu Departamento de Pessoal ainda utiliza planilhas para controlar variáveis como folha de pagamento, gestão de férias, controle de pontos ou de benefícios? Uma instituição que ainda funciona com processos manuais desencadeia uma série de problemas

É importante padronizar a acelerar todos esses processos. Além de gerar um controle mais seguro e com risco mínimo de erro, todas as tarefas são realizadas muito mais rapidamente e, muitas vezes, automaticamente.

O ideal é ter apoio de um software de administração para gestão da jornada de trabalho dos funcionários, efetivo de ponto, férias e outras funcionalidades. Você consegue viabilizar melhor esse controle e acompanhamento, gerando mais produtividade para a empresa e evitando processos trabalhistas.

4. Ausência de processos definidos

Documentar todos os processos da empresa evita desorganização, atrasos de realização  e, consequentemente, uma equipe mais insegura e improdutiva. É importante que o Departamento de Pessoal tenha definido claramente cada uma de suas tarefas, com regras, prazos e documentações registradas. Isso deve ser feito da forma mais objetiva possível e sem esquecer de realizar um acompanhamento para evitar atrasos, retrabalho e quebra das obrigações legais com colaboradores.

5. Ausência de exame admissional e demissional

Legalmente toda empresa precisa realizar um exame na admissão do funcionário e, consequentemente, em sua demissão. Esses exames muitas vezes são deixados de lado por diversas questões e a empresa pode perder o controle de problemas de saúde de seus funcionários e aumentar passivos trabalhistas. O ideal é que os exames sejam feitos criteriosamente antes do primeiro dia do trabalho e posterior ao último ou periodicamente.

6. Carga horária feita sem o intermédio do sindicato

O número de processos trabalhistas vem aumentando a cada ano. Isso acontece muitas vezes por tomadas de decisões por parte da empresa sem que haja o intermédio do sindicato responsável. Entre essas ações incluímos horas extras, folgas, férias e outros passivos.

É importante que o Departamento de Pessoal da sua empresa mantenha todas as relações sindicais em ordem e cumpra a legislação corretamente e sem recorrer às brechas. Em caso de acordos faça-os sempre através de negociações coletivas ou individuais, legalizando completamente toda a situação. Os próprios sindicatos já oferecem esse tipo de suporte.

7. Necessidades legais dos funcionários

Alguns dos itens acima podem, inclusive, se encaixar aqui. Um dos maiores problemas do departamento de pessoal é não ter um controle das necessidades legais dos funcionários. Essa ação é uma ótima prática para evitar passivos trabalhistas ou uma rotina de trabalho fadigada. Saiba quais os principais deveres de uma empresa do seu setor e esteja sempre orientado por advogados especialistas na área.

8. Falta de controle de horários e férias

Cargas horárias, faltas, férias e outros quesitos que envolvem o controle de trabalho dos funcionários precisam de um monitoramento direto. Além de envolverem questões legais, essas situações ajudam no rendimento da instituição. O problema enfrentado pelo departamento de pessoal inclui, por exemplo, não ter um suporte necessário em casos emergenciais, pois os funcionários competentes à essas funções estão de férias ou folga.

9. Erros de processamento na folha de pagamento

Um dos ativos que mais gera retrabalho para o departamento de pessoal são os erros processados em folhas de pagamento. Além da desmotivação por parte dos colaboradores, a empresa também corre um risco elevado de processos trabalhistas. Já existem softwares responsáveis por todo esse processamento, monitoramento e confecção padronizada da folha de pagamento. O mais indicado e seguro é apostar nessa tecnologia.

10. Descontrole nas tomadas de decisões

Cada um dos itens acima reflete neste nosso último tópico. Toda tomada de decisão sem planejamento, controle e os devidos acompanhamentos gera um descontrole do departamento de pessoal. O ideal, mais uma vez, é ter softwares de acompanhamento, padronização e organização desses processos.

Você conseguiu identificar algum desses 10 problemas enfrentados pelo departamento de pessoal da sua empresa? Conte-nos qual!


Deixe um comentário