empresas mulheres retorno financeiro 660x371 - Empresas com mulheres na liderança lucram mais: entenda por quê

Empresas com mulheres na liderança lucram mais: entenda por quê

Você sabia que ter mulheres em cargo de liderança na sua empresa aumenta em 21% suas chances de ter um desempenho financeiro acima da média? Os dados são do relatório Mulheres na gestão empresarial: argumentos para uma mudança, da Organização Internacional do Trabalho (OIT), que ouviu 13 mil empresas de 70 países.

Dentre as empresas entrevistadas, mais de 75% afirmaram que os resultados são 20% melhores com mulheres em cargos de liderança. E, falando em lucros, três quartos das empresas que monitoram a diversidade de gênero em cargos de gestão disseram perceber um aumento entre 5 e 20% em seus resultados. O crescimento ficou entre 10 e 15%.

Aqui no Brasil, o relatório também encontrou essa relação entre mais mulheres e resultados melhores.

Mas por que empresas com mulheres na liderança lucram mais?

De acordo com o relatório da OIT, os resultados das empresas com mulheres líderes melhoraram porque elas foram responsáveis por trazer criatividade e inovação aos negócios. Além dos lucros mais altos, a autora do relatório da pesquisa, Jae-Hee Chang, informou que a presença de mulheres em salas de reuniões acaba atraindo ainda mais mulheres a cargos de gestão.

Mas, apesar dos bons resultados que a participação feminina traz, ainda há um longo caminho a ser percorrido: menos de um terço dos conselhos de empresas ao redor do mundo têm um mínimo de 30% de participação de mulheres.

Mais do que recursos humanos

O fato de que a participação de mulheres na liderança aumenta os lucros da empresa mostra que não há desculpa para deixar de investir na formação de mulheres líderes.

“Quando você considera os esforços que companhias fazem em outras áreas para conseguir apenas dois ou três por cento em lucros, a importância é clara: companhias devem olhar para o balanço de gênero como uma questão de base, não apenas como uma questão de recursos humanos”, disse a diretora do Departamento da OIT para Atividades de Empregadores, Deborah France-Massin, ao site da ONU.

Para baixar o relatório completo gratuitamente, clique aqui.

Outra forma de obter resultados melhores em sua empresa é adotando uma ferramenta de controle efetivo da jornada de trabalho.

O software de controle efetivo da jornada de trabalho funciona integrado ao software de marcação de ponto da sua empresa, controlando a jornada de trabalho dos funcionários. A solução é vantajosa porque oferece ao empregador mais controle sobre a jornada de trabalho dos funcionários, o que reduz gastos com horas extras e passivos trabalhistas. Também é benéfico para a equipe, que é mais produtiva nos horários em que deve trabalhar, garantindo o tempo de descanso.

Um exemplo desse tipo de software é o Scua Logon. Com ele, cada funcionário só pode iniciar seu trabalho em uma máquina após registrar o início da jornada no sistema de ponto da sua empresa. O mesmo acontece com intervalos. Quando a carga horária de trabalho termina, a máquina é bloqueada.

Essa é uma forma de estimular um aproveitamento melhor das horas de trabalho, diminuindo a necessidade de fazer horas extras e, por consequência, as despesas da empresa.

Conheça mais sobre o Scua Logon.

Por fim, lembre-se: o melhor é investir em uma relação de transparência com seus colaboradores e tratá-los com respeito na adoção da nova ferramenta de marcação de ponto.

E você, tem alguma dica para facilitar essa transição? Deixe-a nos comentários e bom trabalho!

Clique aqui e baixe agora gratuitamente.

Link para eBook "Gestão de Pessoas para Bancos e Financeiras"

Clique na imagem acima e faça, agora, o download do seu.


Deixe um comentário