Trabalhar de casa tem sido uma alternativa encontrada por quem busca mais qualidade de vida e flexibilidade. Além disso, alterações na legislação, como a reforma trabalhista em vigor desde 2017, vieram para trazer formalização ao home office. Por isso que essa forma de trabalho tem se tornado cada vez mais comum nos últimos anos. Mas será que trabalhar home office é para todos os tipos de ocupação? Quais são os trabalhos home office mais adequados?
É provável que, no futuro, boa parte das atividades possa ser realizada à distância. Mas, atualmente, há uma série de tarefas que já podem ser feitas de casa ou de qualquer lugar sem problemas. Neste post, trazemos as principais delas para você conhecer. Confira!
1. Profissionais que trabalham com texto
Ocupações que envolvem produção, edição e revisão de textos são bastante adequadas para o home office. Afinal, é possível realizá-las de qualquer lugar, bastando um computador e conexão com a internet.
Jornalistas que trabalham com correspondência internacional por exemplo, podem fazer o trabalho de outros países. E, mesmo para os que trabalham no Brasil, não há mais a necessidade de ir até à redação para realizar atividades específicas. O mesmo vale para o profissional da mídia que atua em um mercado menos tradicional, como o de sites e blogs.
Isso também se aplica a escritores. A tranquilidade e o silêncio proporcionados pelo home office, aliás, ajudam bastante nessa atividade que exige introspecção e concentração. O mesmo vale para o trabalho dos revisores de textos e dos tradutores. Logo esses trabalhos home office muito adequados.
2. Contadores
Faz pouco tempo que os contadores entraram para a lista de profissões que podem ser realizadas há distância. Para cuidar das situações financeiras, o contador pode trabalhar de onde desejar, apenas com um computador conectado à internet e usando os softwares específicos da profissão.
3. Desenvolvedores de software
Quem trabalha com desenvolvimento de software, além de estar em uma profissão bastante valorizada no momento, também tem a facilidade de trabalhar de onde deseja. Antes fixos nos escritórios das empresas, hoje desenvolvedores de software podem fazer suas atividades de qualquer lugar. Há quem trabalhe de forma autônoma, mas, para quem busca mais estabilidade, também há empresas que contratam colaboradores remotos. Alguns desses negócios, inclusive, funcionam completamente à distância, sem escritório fixo.
4. Designers
O trabalho do designer é bastante abrangente, dependendo da sua especialidade. Pode ser especializado em design gráfico, de animação, de produto, de jogos… Mas o que há em comum com todas essas atividades é que, além de serem bastante criativas, elas podem ser feitas à distância.
Hoje já há bons computadores portáteis no mercado, que permitem que tarefas como edição de imagens sejam feitas de qualquer lugar. Mesmo os designers que precisam de programas mais robustos conseguem atuar remotamente. Mais exemplos de trabalhos home office que você pode ter.
5. Professores
Se você domina algum assunto e gosta de ensinar, então também pode trabalhar sem sair de casa, como um professor remoto: dá para fazer o próprio curso e colocá-lo na rede ou aproveitar uma das plataformas disponíveis de ensino a distância, que é uma grande tendência atualmente. Cursos de idiomas estão entre os mais comuns na internet. Mas é possível lecionar basicamente qualquer coisa.
6. Psicólogos
Com as mudanças na legislação da categoria, hoje os psicólogos também podem atender sem sair de casa. A tarefa é nobre, pois permite levar terapias a locais que não contam com profissionais do ramo. Já existem algumas plataformas que conectam psicólogos e pacientes.
7. Profissionais de Marketing Digital
Nada mais justo do que quem lida com internet poder utilizá-la também para trabalhar à distância. Esse é o caso dos profissionais de Marketing Digital, área abrangente e multidisciplinar que abrange temas como conteúdo, SEO e mídia paga. Além de esses profissionais estarem bastante requisitados pelo mercado, o trabalho deles é um prato cheio para o home office.
Controlando a jornada de trabalho home office
Uma das dificuldades de quem trabalha home office é o controle da jornada de trabalho. Mas não precisa ser assim. Com ferramentas de marcação de ponto e de controle efetivo da jornada já é possível medir o trabalho dos seus colaboradores, ainda que eles estejam remotos.
O software de controle efetivo da jornada de trabalho funciona integrado ao software de marcação de ponto da sua empresa, controlando a jornada de trabalho dos funcionários. A solução é vantajosa porque oferece ao empregador mais controle sobre a jornada de trabalho dos funcionários, o que reduz gastos com horas extras e passivos trabalhistas. Também é benéfico para a equipe, que é mais produtiva nos horários em que deve trabalhar, garantindo o tempo de descanso.
Um exemplo desse tipo de software é o Scua Logon. Com ele, cada funcionário só pode iniciar seu trabalho em uma máquina após registrar o início da jornada no sistema de ponto da sua empresa. O mesmo acontece com intervalos. Quando a carga horária de trabalho termina, a máquina é bloqueada.
Essa é uma forma de estimular um aproveitamento melhor das horas de trabalho, diminuindo a necessidade de fazer horas extras e, por consequência, as despesas da empresa.
Conheça mais sobre o Scua Logon.
Clique aqui e baixe agora gratuitamente.
Clique na imagem acima e faça, agora, o download do seu.