Best Companies for Leaders compressor Copie Copie 1200x848 660x466 - Liderança versus chefia: há diferença?

Liderança versus chefia: há diferença?

Líder e chefe são palavras muitas vezes usadas como sinônimos. Mas a verdade é que há algumas diferenças entre liderança e chefia. Se você está à frente de um time, em qual categoria se encaixa? E, se é liderado, será que tem um chefe ou um líder? Explicamos as diferenças neste post!

Principais diferenças entre chefia e liderança

Chefes tendem a comandar as pessoas, impondo ordens e agindo de forma autoritária. Costumam centralizar o poder, buscando resultados e lucro a qualquer custo, sem foco nas pessoas. A gestão feita pelos chefes costuma funcionar porque, em geral, ele é temido pela equipe. É um perfil bastante comum, principalmente em empresas mais tradicionais.

Como o ambiente dominado por chefes típicos é pouco convidativo ao diálogo, é comum que colaboradores não relatem problemas nem peçam conselhos. Os funcionários são vistos como subordinados e não há conversas de igual para igual.

Chefes também são pouco conhecidos como motivadores da equipe: para eles, fazer um bom trabalho não é mais que a obrigação do colaborador. É comum que se vangloriem pelo trabalho do time, mas que coloquem a culpa nos liderados quando os resultados não são atingidos.

A combinação de autoritarismo, falta de conversas e pouco reconhecimento prejudica o clima organizacional, resultando em problemas como alta rotatividade de funcionários e até problemas de saúde.

E o líder?

Líderes, por outro lado, preferem conduzir pessoas. São conhecidos como motivadores da equipe, dando direções e caminhando lado a lado. Por conta disso, costumam ter o respeito do time, ao invés do medo.

O líder, é claro, também busca resultados, que são importantes para qualquer organização. Mas procura a melhor maneira de chegar até eles, dividindo as responsabilidades. As conquistas e erros, portanto, serão compartilhados por todos. Por conta disso, raramente um líder dirá que tem subordinados, mas sim uma equipe ou time.

Quem tem um bom líder costuma procurá-lo para tirar dúvidas, conversar sobre a carreira, pedir conselhos profissionais. O gestor, por sua vez, oferece acolhimento e compreensão e busca trazer à tona o melhor de cada colaborador, valorizando o perfil e as habilidades de cada um.

São características benéficas não só para quem faz parte do time do líder, mas também para a empresa. Uma equipe satisfeita é mais produtiva e se mantém por mais tempo na empresa, evitando a rotatividade de pessoal.

Quero me tornar um bom líder! Por onde começar?

Pelas características que apresentamos, fica fácil concluir: líderes trazem vantagens para a equipe e para a empresa. Mas ninguém nasce sendo líder. Por isso, se você se reconheceu como um chefe e deseja mudar, ou se tem interesse em seguir na carreira de liderança, separamos algumas dicas para começar.

1. Adquira conhecimentos

A gestão de pessoas, como qualquer outra atividade, requer conhecimentos específicos. Por isso, antes de mais nada, busque conhecimento: livros, palestras, cursos de curta duração ou até uma pós-graduação podem ajudar você a se tornar um gestor melhor.

2. Desenvolva o autoconhecimento

O que falta para você ser uma pessoa melhor? Essa não é uma pergunta fácil. R espondê-la requer autoconhecimento. E uma maneira de conquistá-lo é por meio da terapia. Mas também há outros meios, como coaching e mentoria. Depois de se conhecer, ficará bem mais fácil saber por onde começar a melhorar!

3. Seja mais produtivo

Falta tempo para fazer conversas frequentes e periódicas com cada um dos colaboradores? Talvez você esteja desperdiçando tempo em atividades pouco produtivas ou que não contribuem para a boa gestão do seu time. Por isso, vale procurar fazer uma melhor gestão do tempo.

Emails em excesso, reuniões desnecessárias, redes sociais abertas no horário de trabalho… Esses são alguns matadores de produtividade bastante comuns em empresas. Procure abandoná-los e fazer uma boa gestão das suas tarefas, de forma planejada e priorizando as mais importantes. Por fim, delegue o que não for do seu escopo de trabalho.

4. Abandone o microgerenciamento

A microgerência ocorre quando o gestor observa de forma excessivamente próxima o trabalho de cada funcionário. Além de retrair os colaboradores, impede que se foque em questões mais importantes, como os rumos da empresa, metas e planos de carreira. Por isso, um chefe que quer se tornar líder precisa abandonar o microgerenciamento.

Ainda assim, apesar da conotação negativa que o termo microgerenciamento tem, algumas atividades são necessárias. O controle de horas trabalhadas, por exemplo, é uma exigência da legislação e precisa ser feito. Da mesma forma, as horas extras só devem ser pedidas quando necessário, para que não comprometam a saúde financeira da organização. Por isso, uma alternativa é deixar que ferramentas façam tarefas operacionais de gerenciamento para você.

Uma solução que ajuda a evitar o microgerenciamento em empresas são os softwares de controle efetivo da jornada de trabalho, que funcionam integrados às ferramentas de marcação de ponto. O Scua Logon, por exemplo, oferece ao empregador mais controle sobre a jornada dos colaboradores, o que ajuda a reduzir custos com horas extras e passivos trabalhistas. Para a equipe, também é benéfico, já que os funcionários são mais produtivos na hora que precisam trabalhar, garantindo o tempo de descanso.

Funciona assim: os funcionários só podem iniciar o trabalho depois que registram o início da jornada no sistema. O mesmo vale para intervalos de descanso e refeições. Ao fim do horário de trabalho, a máquina é bloqueada. Se for preciso fazer horas extras, é necessário solicitar permissão ao gestor. Também é possível configurar a quantidade máxima de horas extras diárias e determinar quem está ou não sujeito ao controle de jornada e bloqueio. Conheça mais sobre o Scua Logon clicando aqui.

Tornar-se um bom líder exige determinação, mas é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer gestor que busque aprender sobre pessoas e aplicar as boas práticas. Esperamos que as dicas tenham sido úteis e você saiba diferenciar chefia e liderança. Se tiver outras, compartilhe-as conosco!

Conheça também nosso Guia das Despesas com Pessoal. Clique aqui e baixe agora gratuitamente.

Capa do eBook "Guia das Depesas com Pessoal" da Scua

Clique na imagem acima e faça, gratuitamente, o download do seu.


Deixe um comentário